Foto PinkNews

As norte-americanas Courtney Mitchell e Sarah Welton, do Colorado, casaram-se em Katmandu a 20 de Junho e celebraram o feito com celebridades nepalesas, políticos e activistas lgbt locais.
A cerimónia foi organizada pelo grupo activista Blue Diamond Society e pela agência Pink Mountain Travel, especializada em turismo lgbt.
Mitchell, psicóloga, de 41 anos, já viveu no Nepal e quis apoiar desta forma a comunidade lgbt local. Também já tinha ajudado o único membro gay (assumido) do parlamento nepalês, Sunil Babu Pant, a formar a Blue Diamond Society.

Sunil Pant (Fonte: DIreland)

No ano passado, Sunil Panta (ver entrevista à ILGA), já tinha ajudado um casal gay a casar-se no Nepal. Sanjay Shah, um cidadão britânico de Leicester e um cidadão indiano que quis salvaguardar o anonimato, conheceram-se em Inglaterra e o seu casamento foi organizado pela Blue Diamond Society, com a bênção de um sacerdote hindu.

Terceiro género
Embora o Nepal não reconheça o casamento entre pessoas do mesmo sexo, as cerimónias de casamento são habitualmente aceites pela sociedade. O país espera incluir os direitos lgbt na sua nova constituição e pode vir a legalizar o casamento gay. Em 2010, o Nepal teve a sua primeira marcha do orgulho (ver aqui). O Nepal, com trinta milhões de habitantes, que apenas em 2010 deixou de ser uma monarquia, passando a ser uma república federalista, é o primeiro país do mundo a reconhecer o terceiro género.
Em Dezembro de 2007, o Supremo Tribunal nepalês ordenou ao governo que anulasse todas as leis discriminatórias contra lésbicas, gays, bissexuais, transgérenos e intersexuais (lgbti) e reconheceu-os como terceiro sexo. O tribunal também decidiu que poderiam beneficiar de todas as regalias do estado como os cidadãos do género masculino e feminino.
Embora sendo o primeiro país do Sul da Ásia a reconhecer os direitos lgbti, a discriminação ainda prevalece e, em 2009, apenas uma pessoa, Bishnu Adhikary, tinha sido contemplada com um certificado de cidadania que lhe reconhece o estatuto de terceiro sexo.